quarta-feira, 30 de julho de 2014

Vila do Ventura

        

            A Vila do Ventura foi o maior centro produtor de diamante da região, possuindo, cerca de 4.000 habitantes e, inclusive, um teatro e filarmônica. 
Apesar da descoberta do diamante ter ocorrido originalmente em Morro do Chapéu, em 1841, a vila do Ventura, onde a descoberta ocorreu entre 1850 e 1855, se tornou o principal centro produtor desse bem mineral no município.
No auge do garimpo, o Ventura chegou a possuir uma escola estadual, delegacia de polícia, teatro, biblioteca, agência dos correios, juiz de paz e uma filarmônica, bem como três farmácias, doze lojas comerciais e uma fábrica de sabão. O teatro recebia artistas de fora, até mesmo da capital, além dos artistas amadores locais.
Aos fatos políticos que abortaram em 1914 a possibilidade da emancipação do Ventura, se somaram, em 1932, dois acontecimentos trágicos: a queda do preço do carbonado no mercado internacional, deixando centenas de homens sem trabalho, e uma terrível seca, o que provoca um grande êxodo habitacional, contribuindo para a decadência do local.
Em abril de 1952 foi fechada a agência dos correios, por falta de funcionários, enquanto 1963 foi o último ano de funcionamento do colégio estadual.
No período de 1930-1960, ainda moravam no Ventura cerca de 300 pessoas. Entretanto, com a construção da BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, inaugurada em 1974, cujo traçado fica a cerca de 8km do povoado, o mesmo praticamente se transforma em um local deserto.
            Como vimos, a vila do ventura possuiu e possui muitas riquezas. Confiram as fotos logo a baixo e programe-se para conhecer a Vila do ventura
Como chegar: a partir de Morro do Chapéu, acesso pela BA-052 até a barragem do Angelim (26,7km); dobrar a direita em estrada de cascalho; em seguida dobrar novamente a direita e percorrer cerca de 5 km.







  

terça-feira, 22 de julho de 2014

Morro do Chapéu

Morro de Belezas
Morro de Alegrias
Morro de Felicidades
Morro de Riquezas
Morro de Culturas
Morro de Amores
Morro de Encantos
Isso é MORRO DO CHAPÉU. Venha conferir!

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Balneário Oásis do Tareco

Tareco é considerado um oásis por possuir grande quantidade de nascentes. As águas minerais do tareco apresentam PH 8, cor límpida e é muita indicada para o tratamento de doenças de pele. O balneário possui duas piscinas para adulto (uma com minação própria) e uma para criança. Restaurantes, bar, quiosques, sanitários, banheiros, área para shows, quadra de areia, estacionamento, no povoado existe uma pequena pousada. Fica a 36km da cidade de Morro do Chapéu via Ba 052 - Estrada do Feijão.
Venha passar momentos de lazer, descontração e alegria em um ambiente agradável para toda família. Em Morro do Chapéu você desfruta do Balneário Oásis do Tareco.


sábado, 12 de julho de 2014

Cachoeira de Domingos Lopes

Conheça agora mais um lindo lugar da nossa querida cidade. Vale a pena conferir a cachoeira Domingos Lopes.
Queda d'água no rio Jacuípe, formando lagos. A partir de Morro do Chapéu, acesso pela BA 052 até a barragem do Angelim (26,07km), em seguida para o norte por estrada com cascalho (12,05km), até o entroncamento à direita para o povoado de Cachoeira (1,08km) e mais 600m até a Cachoeira, possui algumas quedas d'água sendo a primeira a maior, medindo em média 8 m, existem vários pontos para banho e muitas espécies de bromélias e orquídea.




domingo, 6 de julho de 2014

Filarmonica Minerva

As bandas filarmônicas representam no nosso país um dos maiores exemplos de tradição e cultura, desempenhando um papel de relevo, nomeadamente fora dos grandes centros urbanos, na vida cultural de amplas faixas da nossa população, com um universo de milhares de músicos amadores que fazem da sua prática e experiência musical uma paixão com dedicação absoluta.

Em Morro do Chapéu a Sociedade Filarmônica Minerva tem papel fundamental na manutenção de projetos artísticos culturais de nossa terra, um desses projetos é o já tradicional Encontro de Filarmônicas que é realizado desde o ano de 2001, e se tornou sem sombra de duvidas um dos maiores eventos da música de nossa região.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Buraco do Possidônio

O nome é um pouco assustador, e só em olhar dá um friozinho na barriga. O buraco do possidônio é uma grande dolina de colapso de contorno cilíndrico com cerca de 150m de diâmetro e 70m de profundidade. Existe um grande contraste entre a vegetação de caatinga da superfície e a que ocorre na parte inferior, onde há árvores de grande porte.
A origem de dolina, que é desenvolvida em siltitos, está relacionada à presença de rochas calcárias subjacentes, passíveis de sofrerem dissolução, o que provocou o desmoronamento das camadas superiores. 
Como chegar: a partir de Morro do Chapéu, acesso pela estrada para Bonito (1 km), entrar à direita em estrada secundária (17,7km), entrar à esquerda passando por uma cancela (0,8km).